quarta-feira, 22 de julho de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Unidade Integrada Sotero dos Reis, que pertence a Rede Estadual de Ensino, teve seu projeto de construção em 1937 e sua inauguração aconteceu em 1948 para alunos dos bairros circunvizinhos ( Lira, Belira, Madre de Deus, Codozinho, Coréia e Centro). Inicalmente a escola atendia apenas alunos de 1ª a 4ª séries, funcionando nos três turnos e recebeu nomes diferentes para cada turno: matutino: Unidade Escolar Almeida Oliveira; vespertino: Unidade Escolar Sotero dos Reis; noturno: Unidade Escolar Enedina leite. Não foram encontrados registros dos seus primeiros diretores.
Posteriormente a Escola passou a ter apenas um nome - Unidade Escolar Sotero dos Reis. Até 1982 o prédio abrigava a Escola sede e um anexo, tendo como diretores a Professora Cleomar e a Professora Jacira. Em 1983 a Escola foi unificada, estando a professora Rosa Amélia na direção ( informações colhidas de um professor da época, uma vez que não foram encontrados registros nos arquivos ).
Devido à necessidade dos alunos continuarem os estudos , em 1997 a Escola iniciou o ensino de 5ª e 6ª séries e respectivamente nos anos seguintes, 7ª e 8ª séries nos turnos matutino e vespertino, e, no noturno, o Programa de Ensino Supletivo, hoje denominado Educação de Jovens e Adultos - EJA.
No mesmo ano a Escola teve como diretora a Professora Maria Regina Xavier Pinheiro e em 2004 teve a atual direção com o Professor Jorge Luís dos Santos Pereira.
Como as modalidades de ensino de 5ª a 8ª séries regular e EJA não eram reconhecidas, os certificados eram convalidados pela Unidade Integrada Raimundo Corrêa, havendo a necessidade de reconhecimento através de uma resolução própria do Conselho Estadual de Educação, o que aconteceu no ano de 2006 com a Resolução Nº 138/2006 datada de 30/06/2006. A denominação Unidade Integrada Sotero dos Reis ocorreu sob decreto Nº 19.669 de 25/06/2003 - GADR (Gerência de articulação e Desenvolvimento da Região Metropolitana) no Governo de José Reinaldo Tavares.
O prédio, desde sua fundação, sofreu várias reformas e agora possui dezesseis salas de aula, sendo uma dedicada a alunos especiais, uma biblioteca, um laboratório de informática, sala de professores, secretaria, diretoria, sala de direção adjunta e supervisão, uma cozinha, um refeitório e dispensa.
Atualmente a escola recebe alunos de 5ª a 8ª séries e EJA - Especial 1ª etapa no turno matutino e 1ª a 4ª séries e EJA - Especial 2ª etapa no turno vespertino, com um total de 578 alunos, 22 professores e dois diretores.
A Escola está situada em uma área de classe média e atende a alunos de família de baixa renda, principalmente da área Itaqui- Bacanga, e vem recebendo credibilidade da comunidade em razão do bom desempenho de seus alunos no IDEB, de uma direção atuante e um corpo docente competente.

10 comentários:

  1. Estudei nessa escola e naquela época se chamava Grupo Escolar Sotero dos Reis, o ano era 1969 - foi a primeira escola que estudei. Minhas professoras eram Aladí e Terezinha. Depois me mudei para São Paulo (1976), hoje sou Advogado. Tenho muito orgulho em ter estudado aí.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei referências ao Collegio Sotero dos Reis, rua de São Pantaleão nº 76 no Jornal Pacotilha do dia 21 de maio de 1897, p. 3.
    Paulo da Trindade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estudei em 1972 onde concluíra o 2º ano, antigo primário.
    Nessa época chamava-se Grupo Escolar Sotero dos Reis.
    Hoje sou Engenheiro Eletricista, trabalho na Eletrobras Furnas, com sede no Rio de Janeiro desde 1985 e sempre me recordo desse tempo maravilhoso. Sou natural de São Luis - MA, nasci na Maternidade Benedito Leite no ano de 1963, saí de São Luis para o Rio de Janeiro em dezembro de 1972. Beijos a todos os dirigentes atuais dessa instituição de ensino que muito marcou minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Boas lembranças tenho do "Sotero dos Reis", antes era Grupo Escolar, hoje, é Unidade Integrada. Estudei no II - Maranhão Sobrinho, ao lado do Jardim de Infância. Bons tempos em que se formava fila para cantar o Hino Nacional, da Bandeira, etc.

    ResponderExcluir
  8. Estudei nessa escola durante todo o meu fundamental. E tenho saudades de alguns professores... mas adoraria saber do paradeiro da profa. Maria José (matemática) -anos 1997 a 2000 (manhã).

    ResponderExcluir